top of page
Buscar
  • Foto do escritorOtimize

Treinamento e Desenvolvimento: Posicionando sua Empresa no Mercado Através das Pessoas

Quando há um programa de treinamento e desenvolvimento na sua empresa, diversos malefícios são combatidos e você reúne uma equipe engajada e preparada para atender a demanda do seu negócio.


O The World Economic Forum, organização sem fins lucrativos que reúne os grandes líderes mundiais, emitiu um relatório que mostra que mais de 42% dos empregadores estão exigindo habilidades e competências avançadas aos profissionais para que suas empresas acompanhem as mudanças do mercado

Com isso, o capital humano é um dos grandes fatores de sucesso para as organizações porque, através do treinamento e desenvolvimento, os colaboradores são alinhados à empresa, otimizam o atendimento ao cliente e conquistam o sucesso nas vendas.

Então se você deseja que a sua empresa seja posicionada de maneira estratégica no mercado, você precisa compreender a importância do T&D e seus benefícios no mundo corporativo aqui.


Colaboradores da empresa participando de treinamento e desenvolvimento

O que é o treinamento e desenvolvimento e qual é a sua importância para as empresas?

O treinamento e desenvolvimento é responsável por capacitar os seus colaboradores e desenvolver suas habilidades técnicas e comportamentais, as chamadas soft e hard skills, para aumentar os resultados do negócio.

Primeiramente, é preciso realizar o levantamento das necessidades de treinamento (LNT) para encontrar as lacunas de conhecimento da sua equipe e, assim, determinar quais são os ensinamentos que devem ser entregues durante a capacitação.

O processo de capacitação, por sua vez, é realizado através de palestras, workshops, dinâmicas e simulações práticas por profissionais que têm propriedade para treinar colaboradores.

Quando você investe em treinamento e desenvolvimento na sua empresa, o capital humano é otimizado e você conquista uma equipe engajada e preparada para atender a demanda dos seus clientes, obtendo vários benefícios a partir daí.

Há consultorias que se dedicam ao T&D de colaboradores, como é o caso da Otimize, que fornece treinamentos personalizados e uma trilha de desenvolvimento com as principais habilidades e competências do mercado atual!

Porém, se não há uma gestão estratégica de pessoas na sua empresa, responsável pelo levantamento das necessidades de treinamento e desenvolvimento da equipe, a organização já pode estar sentindo os prejuízos capazes de levar o negócio à falência.


3 Consequências de não investir em treinamento e desenvolvimento na sua empresa

Há sérias consequências em não investir em T&D da sua equipe. Aqui, você aprenderá mais sobre as três principais consequências e seus efeitos na empresa.


Consequência #1: alta rotatividade de colaboradores

A alta rotatividade, também conhecida como turnover, é um dos maiores malefícios que uma organização pode presenciar porque:

  • Gera altos custos para o negócio ao realizar novos processos de R&S, além de emitir solicitações de demissão com frequência;

  • Sem treinamento e desenvolvimento, os colaboradores não são envolvidos com o propósito da organização e nem tem perspectiva de crescimento na empresa, o que gera desmotivação e, consequentemente, sua evasão;

  • Causa a perda de credibilidade da empresa como marca empregadora porque afeta o employer branding e o employee experience;


Consequência #2: colaboradores desengajados e despreparados tecnicamente

Profissionais que não são treinados acabam não tendo visão de carreira na empresa, e assim se sentem desvalorizados, o que os torna despreparados para atender as demandas do cargo.

Estes funcionários acabam não se esforçando para realizar um atendimento de qualidade ou executar as funções do cargo com excelência. Eles fazem as tarefas de uma maneira razoável para não serem despedidos e torcem para o dia acabar logo.

Inclusive, essa equipe não tem uma comunicação interpessoal efetiva porque não sentem que fazem parte de um mesmo time, o que compromete o andamento e a qualidade de todos os setores da organização porque todos os processos são interligados.


Colaboradores participando de treinamento e desenvolvimento

Por outro lado, os colaboradores despreparados tecnicamente, diferente dos desengajados, podem até ter vontade de executar um bom trabalho, mas não têm as habilidades e competências para fazê-lo:

  • O atendimento ao cliente não alcança o seu potencial máximo porque a equipe não tem o conhecimento necessário para dar suporte e resolver o problema do consumidor;

  • Erros ocorrem no momento da cobrança aos clientes porque os colaboradores podem não ter as noções básicas dessa função.

Com isso, os resultados mensais das vendas são abaixo do esperado, além de outras desvantagens para o negócio.


Consequência #3: falta de autonomia dos colaboradores

A falta de autonomia dos colaboradores é um grande problema para as empresas porque quando não há uma gestão ou liderança presente na organização, a equipe não desempenha as funções como deveria.

Em outras palavras, além dos colaboradores serem desengajados, eles não se sentem parte da empresa e acreditam que não tem responsabilidade pelo andamento do negócio, não havendo proatividade, interesse e autonomia para realizarem as atividades do cargo e resolverem problemas corriqueiros que surgem.


Por que priorizar o treinamento e desenvolvimento na empresa?

Ao priorizar o treinamento e desenvolvimento na sua empresa, todas as consequências são combatidas e há diversos benefícios conquistados para a organização, mas, aqui, falaremos sobre três dos principais.


Benefício #1: equipe engajada, pertencente e preparada

O primeiro benefício ao investir em T&D é transformar colaboradores desengajados e despreparados em uma equipe de sucesso.

Quando se investe na capacitação e no aperfeiçoamento dos funcionários, eles se sentem pertencentes ao negócio, se envolvendo durante o aprendizado e colocando os novos conhecimentos em prática, em prol da sua empresa.

Com isso, outras vantagens são conquistadas, as quais veremos abaixo.


Benefício #2: redução da rotatividade de colaboradores e diminuição de gastos

A partir do momento em que você e a sua empresa optam por investir no treinamento e desenvolvimento dos seus colaboradores, eles vão se sentir valorizados pela organização e pertencentes a equipe, além de verem seus esforços trazendo resultados.

Dessa maneira, a rotatividade reduz e, com ela, também ocorre a diminuição dos gastos com novos processos de recrutamento e seleção ou demissão.


Benefício #3: vantagem competitiva

Como visto no início deste conteúdo, o mercado tem se tornado mais exigente, e ao adotar o treinamento e desenvolvimento na sua empresa para capacitar os colaboradores, a sua organização ganha uma enorme vantagem competitiva.

Com uma equipe de excelência, que possui autonomia e habilidades técnicas e comportamentais para atender os seus clientes, a sua empresa conquista a preferência no mercado.

Portanto, sua clientela aumenta, a equipe os fideliza através de um atendimento de alta qualidade, as vendas são impulsionadas e o seu negócio logo se encontra em um nível de crescimento sustentável.


Palavras finais sobre o treinamento e desenvolvimento na sua empresa

Ao adotar o treinamento e desenvolvimento no seu negócio, as consequências que podem levar a sua empresa à falência são combatidas diretamente.

A sua equipe, que antes era despreparada e desengajada, agrega uma vantagem competitiva enorme e grande diferencial à sua organização através das habilidades e competências necessárias e solicitadas para atender o mercado atual.

Portanto, não fique para trás e entre em contato com um consultor da Otimize agora para sua empresa conquistar um posicionamento competitivo no mercado o quanto antes!

74 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page