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Qual a importância do feedback para a empresa? É realmente necessário?

Compreenda agora a importância do feedback para a sua empresa, a qual torna os seus colaboradores motivados e engajados com o negócio e trazem grandes benefícios para a companhia, como a vantagem competitiva no mercado!


Funcionário no escritório

O Great Place to Work publicou um artigo que aponta uma pesquisa realizada sobre a relação de confiança entre colaboradores e suas respectivas empresas através do feedback.


Neste estudo, foram levantados os seguintes dados:

  • Colaboradores que recebem apenas um feedback por ano têm uma confiança de apenas 78% nas empresas que trabalham;

  • Enquanto que colaboradores que recebem três feedbacks por ano tem uma confiança de 86% nas empresas;

  • Por fim, colaboradores que recebem mais de quatro feedbacks por ano têm uma confiança de 90%.

Ainda assim, apenas 58% dos profissionais brasileiros receberam mais de dois feedbacks no ano.


Portanto, se mostra fundamental que a sua empresa adote uma cultura de feedback contínua para alcançar os benefícios que essa avaliação e apontamento traz às equipes e, inclusive, para o seu negócio.


Lembre-se: o feedback não serve apenas para apontar as falhas dos colaboradores, ele serve para orientar, guiar e desenvolver.


O que é o feedback e para que serve?


O feedback é um retorno que os colaboradores recebem a respeito das suas competências, dos seus comportamentos e dos seus resultados para a empresa, onde os gestores e líderes mostram o que deve ser aprimorado e reconhecem o que é feito com excelência.


Portanto, uma vez que você ou outros superiores da sua empresa se posicionam aos profissionais ou a equipe sobre os pontos fracos ou fortes que possuem, eles têm a oportunidade de treinarem e se desenvolverem.


Mas não para por aí! O feedback também é uma excelente maneira de:

  • Aumentar a integração do time;

  • Criar uma laço de confiança entre os colaboradores e a empresa;

  • Conquistar um nível competitivo no mercado;

  • Alinhar a equipe às metas e objetivos do negócio;

  • Promover a cultura organizacional do negócio.


Qual a importância do feedback para a sua empresa?


O feedback é uma forma econômica de melhorar os resultados do time ao pautar os seus pontos de atenção, os quais são competências e comportamentos que devem ser mudados ou aperfeiçoados, e o restante de suas ações, como visto acima.


Mas o fato é que, atualmente, é uma ferramenta tão poderosa que até mesmo os chefes, gestores e líderes recebem um retorno dos seus colaboradores a respeito de seus posicionamentos no negócio.


Uma pesquisa realizada pelo Hubspot chegou aos seguintes dados:

  • A taxa de rotatividade reduz 14,9% em companhias que realizam um feedback contínuo com os seus colaboradores;

  • 98% dos profissionais se sentem desmotivados e desengajados quando recebem pouco ou nenhum feedback;

  • 43% dos colaboradores possuem um alto nível de engajamento com os processos da empresa se recebem feedback, no mínimo, uma vez na semana.


Inclusive, segundo esse estudo da Hubspot, um dado relevante que consideramos no momento de investir no feedback do colaborador é o fato de que 78% se dizem motivados quando os seus esforços e resultados são reconhecidos pelos superiores.

Portanto, não deixe de pontuar aos profissionais os seus acertos e orientar os seus erros.


Conheça os principais tipos de feedback aqui


Agora, como realizar um feedback efetivo? Abordaremos os três tipos de feedback e explicaremos como cada um é realizado a seguir.


Agora, como realizar um feedback efetivo? Abordaremos os três tipos de feedback e explicaremos como cada um é realizado a seguir.


Tipo #1: feedback positivo


Os feedbacks positivos são uma maneira de reconhecer o mérito dos colaboradores por trazerem resultados para a empresa, assim eles compreendem que estão desempenhando as suas funções com excelência e se sentindo motivados e encorajados a fazer mais.


Aqui, é válido lembrarmos que esse feedback não é elogio.


Para realizá-lo, é necessário apresentar dados e fatos, por exemplo: “nós gostamos do seu resultado porque você soube inovar os processos internos e torná-los mais simples e com maior assertividade, parabéns.”


Tipo #2: feedback negativo


Os feedbacks negativos são usados para apontar falhas no comportamento ou nos processos operacionais dos colaboradores e nunca deve ofender ou humilhar. O intuito é corrigir os erros para obter os resultados, então tenha cuidado em entregá-lo.


Para as equipes, é preferível que esse feedback seja chamado de “pontos de atenção”. Com isso, não remetem a algo negativo e se sentem comprometidos com a melhoria.


Tipo #3: feedback construtivo


Os feedbacks construtivos são uma maneira de apontar os problemas e as falhas dos colaboradores e sugerir formas de resolvê-los através de estratégias elaboradas em conjunto com o time.


Esse feedback também permite que os superiores da equipe avaliem a destreza dos profissionais em resolverem problemáticas e permite que sejam protagonistas da própria melhoria, vendo suas soluções trazerem resultados para a empresa.


Quais são os benefícios do feedback para as empresas?


Existem cinco principais benefícios que a sua empresa obtém ao implementar uma cultura de feedback contínua, acompanhe.


Benefício #1: melhora o direcionamento dos colaboradores


Quando a equipe está seguindo por uma direção de trabalho errada ou não tão dinâmica para alcançar as metas da empresa, o feedback surge para realizar essa correção, os direcionando para as melhores rotas.


Para evitar que a dispersão ocorra novamente, é essencial que haja uma conversa aberta sobre as expectativas da companhia em relação a cada membro da equipe e vice-versa.


Benefício #2: motiva os colaboradores e aumenta o seu desempenho


Um feedback bem entregue é capaz de agregar diversos benefícios para a sua empresa, otimizando a vantagem competitiva do negócio no mercado ao:

  • Aumentar a produtividade do colaborador de maneira individual e, também, da equipe;

  • Impulsionar a força de inovação dos processos porque o time se torna proativo e busca pela melhoria dos processos;

  • O nível de colaboração entre os colaboradores aumenta, realizando um trabalho em equipe eficiente e que, de fato, traz resultados para a empresa.

Com os benefícios citados acima, a margem de lucro do seu negócio avança.


Benefício #3: fortalece a cultura organizacional da empresa


O fortalecimento da cultura organizacional também é um benefício do feedback porque, sempre que é feito, você ou os gestores e líderes da empresa têm a possibilidade de reforçar os valores da companhia.

Então, quando há um feedback constante, os colaboradores se mantêm alinhados aos objetivos e metas do negócio.


Benefício #4: promove a relação de confiança

Equipe de funcionários no escritório

A partir do momento em que a equipe compreende que o momento de receber o feedback não é ruim, se sentem encorajados e motivados a ganharem um impulso para melhorar os seus pontos fracos e aumentar os resultados na empresa.


Como consequência, uma relação de confiança é construída entre você ou os gestores e líderes de equipe com os colaboradores, havendo um clima positivo com feedbacks que agregam valor aos talentos, os desenvolvendo e trazendo inovações para o negócio.


Benefício #5: retém os talentos na equipe e combate a rotatividade


A retenção de talentos e o combate à rotatividade são consequências, também, de uma cultura de feedback bem implementada na empresa. Porém, é necessário reforçarmos que deve haver um equilíbrio na entrega para não torná-la motivo de competitividade entre os colaboradores.


Deve haver uma estratégia corporativa para realizar o feedback e, assim, desenvolver os talentos como uma equipe engajada com a empresa e os seus propósitos. Ao realizar o desenvolvimento e o alinhamento dos colaboradores, a rotatividade é combatida, a qual também é beneficiada com uma integração de sucesso.


As principais técnicas para entregar feedback aos colaboradores


A Revista Melhor realizou uma pesquisa onde gestores e líderes de equipe foram entrevistados sobre a maneira que entregam o feedback aos colaboradores. O resultado do estudo foi de que 50% desses profissionais não sabem como fazê-lo:

  • 64% dos entrevistados acreditam que o melhor lugar para realizar o feedback é em salas exclusivas, quando na realidade são em ambientes descontraídos para promover uma conversa simples e agradável entre os profissionais;

  • 47% ainda contam que o feedback em grupo é viável apenas quando os resultados da equipe são positivos, senão são realizados de forma individual.


No entanto, os feedbacks em grupo servem para potencializar e amadurecer os colaboradores como um time, já que todas as funções são interligadas e funcionam como um organismo:

  • 61% contam que os feedbacks são realizados apenas quando há algum comportamento que deve ser corrigido no colaborador, o que remete a ideia de que recebê-lo é algo negativo.


Porém, o melhor momento que ele deve ser entregue é quando bons resultados são obtidos e há uma postura exemplar empregada, os estimulando e motivando.

Mas então, quais são as principais técnicas de entrega de feedback? É o que veremos a seguir.


Técnica #1: SCI


SCI é uma sigla para situação, comportamento e impacto. A intenção desse feedback é focar no comportamento do profissional e no impacto gerado, mas sem repreendê-los, independentemente dos seus erros.

Essa técnica funciona, na prática, em três etapas:

  1. Situação: apresentar a situação específica que houve a falha do colaborador;

  2. Comportamento: pontuar as ações e o comportamento que ele tomou frente a situação;

  3. Impacto: mostrar quais foram os resultados obtidos através das ações e do comportamento dele.


Ao utilizar essa técnica de feedback, o profissional reconhece o ocorrido e emprega mudanças a partir disso.


Técnica #2: Sanduíche


A técnica Sanduíche é uma das mais populares para entregar um feedback ao colaborador e é dividido nas seguintes etapas, veja:

  1. Pão: primeiramente, em um ambiente confortável, é necessário apontar uma ação ou comportamento que trouxe bons resultados pelo profissional;

  2. Recheio: nessa etapa, é o momento de avisar a ele o motivo de vocês estarem tendo essa conversa e mostrar os pontos de atenção que precisam de melhoria;

  3. Pão: ao final do feedback, lembre-se de ressaltar que confia no êxito do colaborador em desenvolver e aperfeiçoar as ações e comportamentos falhos.


Fechando o feedback dessa maneira, você o estimula e o motiva a se desenvolver e aperfeiçoar os pontos de atenção que precisam de melhoria para que os resultados da empresa sejam otimizados.


Técnica #3: 360 graus


A técnica de feedback 360 graus consiste no colaborador escolhendo os seus avaliadores, geralmente sendo indicado pessoas que trabalham próximas a ele para que o feedback seja exato.


Nessa técnica também existem três etapas:

  1. Autoavaliação: o profissional se autoavalia, apontando quais ele acredita serem os seus pontos fortes e fracos de suas competências;

  2. Avaliação do gestor ou líder: ele passa por uma avaliação onde o gestor ou o líder direto avaliam as suas ações, os seus comportamentos e as suas e competências;

  3. Avaliação dos pares: os avaliadores escolhidos pelo colaborador que aceitam realizar a sua avaliação também analisam as suas ações, comportamentos e competências.

Depois que você ou os superiores entregam o feedback ao profissional, ele se sente motivado e passa a focar em suas melhorias para o negócio.


O que não fazer durante um feedback?


Há alguns detalhes sutis, mas que você e os outros responsáveis pelo feedback precisam se atentar para não cometer no momento de pontuar os fatos aos colaboradores:

  • Evite falar que o profissional “é” algo, por exemplo: “você é irresponsável”. Dê preferência por “foi”. Assim, remete a uma situação específica e não a uma característica do colaborador;

  • Não mencione o nome de outros integrantes da equipe quando o feedback é individual, não há necessidade de expor outros profissionais;

  • Nunca baseie se baseie suposições, o feedback deve sempre ser baseado em fatos, os quais são apontados durante o processo de entrega aos colaboradores;

  • No momento de conversar com os profissionais, evite fazer piadas ou trocadilhos. Apesar de ser recomendado um ambiente descontraído, a equipe deve compreender que é uma conversa importante e não podem perder o foco;

  • Não tenha pressa no momento de elaborar o feedback e tampouco de entregá-lo aos colaboradores. Inclusive, se mantenha à disposição para eventuais dúvidas.

Compreendendo isso e buscando desenvolver os seus colaboradores, busque por soluções que agregam valor à equipe e trazem resultados ao seu negócio, como o suporte de uma consultoria especializada.


Palavras finais a respeito da importância do feedback para a sua empresa


Como pode-se perceber até aqui, o feedback é uma ferramenta importante para você ou os gestores e líderes da sua empresa aplicarem aos colaboradores. Mas como é possível desenvolvê-los quando os pontos fracos são identificados?


Para isso, contrate uma consultoria especializada em soluções de RH, como a Otimize.


Nós realizamos o levantamento de necessidades de treinamento da sua equipe, elaboramos os conteúdos, criamos um material individual, aplicamos o treinamento, certificamos a conclusão e realizamos uma análise de desempenho para verificar o ganho de conhecimento dos seus colaboradores.


Então, agora que você conhece a importância do feedback, nos mande uma mensagem para conversarmos sobre o impulsionamento da sua empresa no mercado e outras soluções que agregam valor à sua companhia.





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